Buscar
  • AMAREespacoterapeutico

Um empurrãzinho para o autoconhecimento...

Como parte de um processo de Autodesenvolvimento, momentos de reflexão são essenciais.

Pensando nisso, preparei com muito carinho um material com algumas perguntas para que você possa refletir a respeito. Isto poderá ser muito valioso para seu autoconhecimento e ampliação da consciência.

Encontre um caderno para acompanhar essa jornada, ou crie um arquivo no seu computador ou nas notas do celular. Para a Antroposofia, faz muito mais sentido escrevermos à mão, e de preferência à lápis, pois isso ajuda na concentração e contato com seu Eu. Porém, não sou radical, e sei que no mundo moderno os equipamentos eletrônicos por vezes estão mais facilmente disponíveis.

O importante é criar este hábito. Escolha um dia e horário, coloque na sua agenda, como um compromisso, e também aproveite quando tiver “janelas” no seu dia. Mas faça de forma bem consciente!

Seja honesto e transparente em suas respostas. Elas são apenas suas, não precisarão ser compartilhadas com ninguém. Em um momento apropriado, você pode querer conversar sobre elas, e então, eu estarei disponível para isso!

Não há necessidade de fazer tudo de uma vez. As reflexões são profundas e podem levar bastante tempo. É possível também voltar e responder diferente, ou complementar sua resposta depois de uns dias. Lembre-se: Este é um exercício de autoconhecimento.

Tome um tempo de qualidade para preencher este questionário. Antes de começar, prepare o local onde você vai realizar esta tarefa. Com iluminação adequada, silêncio e de preferência onde você não será interrompido e não se distraia facilmente.

Ao iniciar, tome algumas respirações bem profundas, de olhos fechados, se concentrando apenas no ar que entra e no ar que sai. Liberte-se das preocupações, medos, tarefas e concentre-se no Aqui e Agora.

Identifique, sempre que for iniciar as reflexões, quais os sentimentos que você está experimentando no momento. Nomeie-os no alto da página de resposta, caderno, nota do celular, como se fosse um título de sessão. Começar a entrar em contato com os próprios sentimentos, nomeá-los, saber a diferença entre cada um deles, é parte fundamental do autoconhecimento, e prepara para um entendimento melhor sobre as outras pessoas com quem interagimos.

Caso perceba algum desconforto físico, lide com ele primeiro. Caso esteja preocupado com alguma coisa urgente, resolva primeiro essa coisa para que depois possa realmente ter um tempo de qualidade para se dedicar a essa tarefa.

Desejo que você tenha boas surpresas, insights profundos e fique tão apaixonado por esse processo quanto eu o sou.

Seja bem vindo a essa viagem ao seu interior!


Reflita:

1. Como você se descreveria para alguém que ainda não teve nenhum contato com você, mas com quem precisaria interagir profundamente? (físico, jeito de ser, comportamentos, atitudes, habilidades, experiência e qualidades).


2. Quando você percebe suas emoções e sentimentos? (escolha uma alternativa e depois descreva como é para você)

a) Antes de perceber um sentimento já experimenta uma reação prévia ou uma intuição

b) Na hora em que está vivenciando

c) Logo após o ocorrido

d) Só depois de um tempo, se alguém me chama a atenção sobre minhas reações


3. Descreva eventos marcantes de sua vida. Alguns marcos, de 5 a 10 acontecimentos, positivos ou negativos, que mudaram sua vida de alguma maneira. Reflita sobre o momento de vida em que eles aconteceram. Sua idade, sua rotina na época, quem participou deles.


4. Como é a sua família? Como você descreveria sua relação com seus parentes? Tem alguém que você se identifica mais? Por que? Tem alguém que você gostaria de nem conhecer?


5. Quais são as coisas que mais gosta de fazer? Elas mudaram ao longo dos anos ou se mantiveram as mesmas?


6. O que você acredita que faz muito bem, aquelas atividades que fluem com facilidade e leveza?


7. O que no momento atual você acredita que você tenha dificuldades em fazer?


8. Como você se adapta a novas situações? Isso mudou durante sua vida?


9. Como você classificaria sua maneira de se relacionar com as pessoas em geral? Quais as maiores facilidades e as dificuldades que enfrenta nos contatos e interações com pessoas?


10. O que você percebe que é um valor muito importante para você?


11. O que você admira em você mesmo hoje?


12. Como você lida com pessoas diferentes e opiniões divergentes?


13. Em momentos de estresse ou pressão você percebe mudanças em seu comportamento? Que mudanças são essas?


14. Como é sua rotina diária? Você acredita que ela é ideal ou gostaria de fazer mudanças?


15. Como é sua relação com seu corpo e sua aparência física? Você faz alguma coisa em relação à isso?


16. Como está sua saúde hoje? Você tem questões físicas, está com exames em dia ou tem alguma doença?


17. Como você classifica seu sono? Descreva sua rotina dormir – horário se mantém ou muda muito? Luz acesa ou apagada? Sono leve ou pesado? Acorda descansado ou parece que trabalhou a noite toda?


18. Como é sua relação com a espiritualidade e religião? Está satisfeito?


19. Se você tivesse que dizer agora o que é o que mais te preocupa nesse momento o que seria?


20. Você possui crenças, idealizações e certezas? Quais são elas? Acredita que seja possível muda-las?


21. O que você gostaria de observar mais profundamente em você mesmo, ou mudar radicalmente?


Um beijão

Raquel Sarmento

Psicóloga Antroposófica

35 visualizações

whatsapp (11) 945824067

©2019 by AMARE Espaço Terapêutico. Proudly created with Wix.com