Buscar
  • AMAREespacoterapeutico

Propósito de Vida - estou a serviço de que?

Quando criança, o que você queria ser quando crescesse? Médico (a), professor (a), policial, bombeiro (a), engenheiro (a), cientista...?

Geralmente essa pergunta vem seguida, vinculada a uma resposta relacionada a Profissão.

Mas, o Propósito de Vida está ligado somente a realização ou escolha profissional?

Acreditamos que não.

Aqui no AMARE Espaço Terapêutico nosso Propósito de Vida está ligado ao SERVIR. E para você?

Faça uma reflexão:

Eu estou a serviço de que em minha vida?

Da família? De causas sociais? De filhos? De ganhar dinheiro? De ser reconhecido (a)? De ajudar pessoas em seu autodesenvolvimento?

Propósito é tudo aquilo que o MOVE em direção a objetivos ligados ao estar a serviço de algo, o que o MOTIVA para a ação (motivação), faz você vibrar, e estar em sua potencialidade máxima de criação, autorrealização e felicidade!

Você pode estar a serviço de sua profissão, no sentido da realização financeira, reconhecimento, status, poder, porém se essa for sua única fonte de preenchimento pessoal e autorrealização, não será sustentável a longo prazo.

Em algum momento de sua vida se perceberá em um vazio interno e se perguntará – O que estou fazendo aqui? O que me motiva a estar aqui?

Se perceber como um ser em constante transformação de ideias, valores, quereres, vontades, prazeres lhe dará a chance de se motivar a iniciar a busca pelo seu Propósito de Vida antes de chegar “nesse vazio existencial”.

Quer começar agora?

Selecionamos algumas dicas para que inicie sua busca pelo Propósito de Vida. É uma jornada repleta de desafios, sejamos francos, porém uma vez chegada ao final, de uma felicidade imensa!!!


1. Permita-se silenciar


Nesse mundo de solicitações e urgências, quase nunca nos permitimos pararmos. Ao silenciarmos nossa mente, escutamos nossa intuição, nosso sentir verdadeiro e entramos em contato com elementos que compõem nosso propósito.


2. Inicie o processo de autoconhecimento e descubra talentos e habilidades


Entrar em contato com o que você sente, sua história, seus desafios, pode ajudar você a descobrir seu propósito. Aquilo que você faz bem, também faz parte do seu propósito. Você tem dons que são únicos e partes integrantes da sua personalidade. Utilize-os para descobrir qual é o propósito da sua vida.


3. Identifique aquilo que o faz feliz


Os momentos de felicidade são a chave para você entender o que quer da vida. Você verá que a realização só pode ser alcançada através da leveza e da alegria.


4. Procure Inspiração


Busque pessoas inspiradoras, que admire e que façam você aprender com elas.

Entenda como foi o processo que fizeram para chegarem aos seus propósitos, suas histórias de vida, desafios e êxitos.


5. Tome notas!


Faça anotações, busque referências, compile dados e informações para você ir chegando às suas conclusões. Teste respostas diferentes, alternativas. Registre tudo e consulte ao longo do seu processo, isso pode ajudar a clarear ideias.


6. Não desanime


Nosso propósito de vida é construído, leva tempo, dedicação, disciplina, erros e acertos!

Por isso acolha seus erros e comemore suas conquistas durante esta jornada!

Descobrir seu propósito não significa necessariamente abandonar tudo e mudar radicalmente. Comece por pequenas mudanças, faça cursos que despertem seu interesse, se abra para novas situações e experiências, respeite seu tempo e lembre-se, todo o processo precisa ser leve, respeitoso, amoroso para que seja sustentável.


Daniella Gonçalves

Psicoterapeuta Integrativa

17 visualizações

©2019 by AMARE Espaço Terapêutico. Proudly created with Wix.com